
Hidratante labial: por que é importante usar + 3 sugestões
Hidratante labial, balm, protetor labial, máscara labial, regenerador labial. Os nomes são variados, mas a utilidade é a mesma: proteger a pele dos lábios e, de brinde, ainda ganhar uma corzinha das versões com pigmento. Esse é um dos itens que provavelmente faz parte do nécessaire de toda mulher, principalmente durante o inverno, quando a pele sofre mais com o tempo seco e frio. Porém, a função protetora se soma a outros benefícios, como cor, fator de proteção solar, vitaminas, substâncias hidratantes, entre outras. A pele dos lábios fica bastante exposta, então, os cuidados devem ser diários, assim como é feito com o rosto e corpo. Entende a importância, mas esquece de passar ou não sabe qual a melhor opção de produto? Continue a leitura do artigo e entenda tudo sobre cuidados labiais essenciais.
O que o hidratante labial faz?
O hidratante labial faz a proteção e hidratação da pele da boca, que é mais sensível que a do restante do corpo, com o auxílio de substâncias emolientes combinadas a outros ativos. Os lábios têm uma proteção natural, formada por uma camada interna de gordura que segura a umidade, evitando o ressecamento. Porém, assim como outras partes do corpo, a pele precisa de reforço para se manter macia, hidratada e protegida das influências externas. Além de proteger e repor a umidade, as fórmulas dos produtos são enriquecidas com vários ativos que contribuem ainda mais para a saúde da pele dos lábios, como:
- ácido hialurônico;
- goji berry;
- hemiesqualano;
- vitamina E;
- dexpantenol;
- phytoesqualano;
- manteiga de shorea;
- manteiga de karité;
- vitamina B5;
- óleos (abacate, jojoba), entre outros.
Como aplicar hidratante labial corretamente
Um detalhe importante para aplicar hidratante labial corretamente é manter o uso individual do produto. As embalagens dos produtos são anatômicas e permitem o uso direto na boca. Os produtos que vêm em potinhos devem ser utilizados, de preferência, com o auxílio de uma espátula para evitar a contaminação. Isso significa que você não deve dividir seu produto com outra pessoa, especialmente os que aplica direto na boca. Carregue uma espátula extra que possa ser higienizada se utilizar a embalagem de pote.
Quais os benefícios da hidratação labial regular?
Os principais benefícios do uso regular do hidratante labial vão além de uma pele bonita e saudável. Confira as principais vantagens abaixo:
1. Previne ressecamento e rachaduras
No inverno, a hidratação natural dos lábios não segura a umidade, devido ao vento frio, redução do consumo de água, entre outros fatores. Então, sem um produto para ajudar, o resultado é o ressecamento. Esse quadro ainda pode levar a rachaduras, aquelas nos cantinhos da boca e no arco do cupido, sendo bastante incômodas e dolorosas. Ter o hábito de usar hidratante labial regularmente evita esse problema, pois o produto protege a pele e ainda evita o contato com a saliva, que tem pH ácido e aumenta o ressecamento. Dica: faça aplicações ao longo do dia, mas também use à noite, aplicando uma camada generosa antes de dormir para os ativos agirem por mais tempo.
2. Protege dos raios ultravioleta
Outro benefício do hidratante labial é manter a pele protegida dos raios ultravioleta (UV), utilizando um produto que contenha FPS (fator de proteção solar) durante o dia. A pele dos lábios é fina e tem menos melanina (que protege a pele do sol). Quem mora em áreas com alta incidência deve proteger regularmente a área com produtos de boa qualidade para evitar a desidratação.
3. Blinda a pele da ação de fatores externos
O hidratante labial forma uma película protetora nos lábios que blinda a pele da ação de fatores externos, como poluição, vento, raios solares e até de alimentos ácidos como frutas, bebidas alcoólicas e chás quentes. Por isso, o uso regular é tão importante, mesmo fora do período de inverno. Algumas fórmulas ainda possuem ingredientes com função antioxidante que combatem os radicais livres, causadores de danos às células e do envelhecimento precoce da pele.
4. Previne o risco de doenças de pele
Outro benefício do uso regular de hidratante labial é impedir a formação de lesões e feridas, causadas pela desidratação. Esses pequenos machucados podem ser porta de entrada para microrganismos nocivos, como bactérias, vírus e fungos. O herpes, por exemplo, é um tipo de vírus que se aloja na boca e causa bastante desconforto. A queilite provoca inflamação na mucosa labial, estimulada por alergias ou falta de nutrientes.
5. Mantém a textura e maciez da pele
O benefício principal de usar hidratante labial regularmente é manter uma boa textura e a maciez da pele. Com a pele saudável, você pode usar seus batons preferidos para destacar essa parte do rosto.
Como escolher o melhor hidratante labial?
Cada fórmula proporciona um tipo de benefício, então, na hora da compra, fique de olho na lista de ingredientes para avaliar a concentração. Uma dica é que os primeiros da lista são os que têm maior concentração. E vale pesquisar no Google a função de cada ingrediente para conhecer as propriedades e decidir qual quer testar no momento. A seguir, separamos três indicações de melhores produtos para lábios secos:
1. Hidratante Cicaplast Baume B5 – La Roche-Posay
O Cicaplast Baume B5 é um creme multirreparador calmante com alto poder de hidratação e reparação da pele. É indicado para corpo, rosto e lábios, acalmando a pele, trazendo conforto e suavidade. Além de possuir textura creme e não oleosa.
2. Hidratante Labial Atoderm – Bioderma
O Atoderm tem ação ultra-hidratante e calmante para lábios ressecados, proporcionando resultado imediato e duradouro pela ação da manteiga de karité da fórmula, ativo altamente hidratante e nutritivo.
3. Hidratante Labial Baume Douceur Lèvres – Embryolisse
O hidratante Douceur Lèvres une maquiagem, tratamento e proteção, ajudando a ter lábios saudáveis, macios e lindos. A textura é cremosa e proporciona hidratação profunda, reparando os lábios instantaneamente.
Observação Importante: As informações aqui apresentadas não substituem a avaliação ou o acompanhamento profissional. Sempre consulte um médico ou especialista em saúde para orientações personalizadas.


